Categoria: Saúde

Enxerto Gengival

Hello amores!

Há exatos 1 mês, estive pela primeira vez no Instituto Rafael Evaristo aqui em Blumenau com um objetivo completamente diferente do qual eu buscava. Eu havia ido até o instituto para saber e entender como “funcionam” as lentes de contatos dentais pois já acompanho o trabalho do Dr. Rafael a um tempinho pelas redes sociais e pude perceber o qiuanto ele é super transparente e competente em seu trabalho. Ninguém me indicou, fui na verdade ganhando confiança nele através dos posts e informações que ele publicava sobre diversos tratamentos dentários.

Eis que minha simpatia por ele e de toda equipe já foi de cara. Massssssssssssss, e aí? Esclareci minhas dúvidas sobre as lentes? Sim. Massssssssssssss acontece que a pessoa aqui, tinha um “pequeno” probleminha dentro da boca… há alguns anos eu sofria de retração nas gengivas (ou recessão), que nada mais é que o deslocamento da gengiva e que provocam a exposição da raiz do dente, e podem acontecer por diversos motivos como: escovação traumática (meu caso) devido a uma fricção forçada de escova com cerdas duras, inflamação da gengiva por acúmulo de tártaro e placa bacteriana; trauma oclusal que é uma força sobre os dentes ocasionada devido ao mau posicionamento dos mesmos; restaurações dentárias com excesso nas margens ou até mesmo movimentações ortodônticas realizadas de forma errônea e intempestiva.

A Retração Gengival, além de expor o colo dos dentes, pode provocar muita sensibilidade nos mesmos, pois a raiz dental é formada apenas por dentina que é um tecido extremamente sensível ao frio, calor, doce e fricção das cerdas das escovas. Eu sofria MUITOOOOOOOOOOOOO, vocês não tem noção. Comer chocolate, beber água gelada era quase que uma força tarefa de cuidados que tinha que ter pois senão o incômodo era absurdamente insuportável.

E foi aí que o Dr. Rafael me propôs fazer a cirurgia de enxerto de gengiva. Oi? Pois então….esquece as lentes por enquanto! Nunca pensei que esse tipo de cirurgia existisse, na verdade nunca fui atrás pois pensava que viveria com essa exposição da raiz de alguns dentes FOREVER e que tava tudo certo, pois já estava acostumada mesmo a cuidar com a sensibilidade e evitar água ou líquidos mega gelados!

Pois bem, cirurgia marcada lá fui eu! No momento que cheguei ao Instituto, tomei um remedinho que me daria sono e fiquei esperando o soninho chegar bem linda sentada numa poltrona que eu super desejei ter em casa! Após o sonolência, me encaminharam para a sala do Dr. Rafael e NÃO LEMBRO DE MAIS NADA! Lembrando que numa cirurgia igual ou semelhante a esta, eles já avisam que você precisa ter alguém para lhe buscar.

Cirurgia feita, hora de voltar para casa e tomar os devidos cuidados orientados pela equipe. Uma semana após a cirurgia tem a retirada dos pontos AO REDOR dos dentes e 1 mês depois dos pontos na gengiva. A recuperação é idêntica (eu achei) a retirada de siso. Bem tranquilo!

Agora, para quem quiser fazer esse procedimento, é claro, indico o Dr. Rafael Evaristo, que me explicou que o enxerto gengival é utilizado para tentar reconstruir uma área da boca que sofreu com a retração gengival. Para reduzir o efeito do problema, normalmente a melhor opção é o enxerto, que é retirado do palato (céu da boca) do próprio paciente. A retirada do material é feita com anestesia local e a pessoa não sente dor, somente um leve desconforto.

Bom, chega de falar, e vamos ver o ANTES e o DEPOIS:

Reparem nas duas imagens: o antes (primeira foto), as raízes dos meus dentes expostas, meu canino parecendo um “caninão” de tão comprido e na imagem do depois (segunda foto), a excelência na cirurgia!

Hoje sou muito grata ao Dr. Rafael e a toda a sua equipe que desde a minha primeira ida ao Instituto me deixaram super a vontade e saí de lá super confiante e certa que daria TUDO certo! Logo faremos novos procedimentos e eu contarei tudo aqui pra vocês! Abaixo os contatos para quem se interessar por este ou outro procedimento que eles atendem:

Instituto Rafael Evaristo
Rua: Marechal Deodoro 101, Velha, Blumenau – SC
Contato: (47) 3330-1279

Beijos
Anna

Deixe seu comentário