Categoria: Gastronomia

Receitas do Quintal: Massa a Carbonara

Hoje eu vou falar sobre uma receita clássica da culinária italiana: a massa a Carbonara. Não se sabe ao certo a sua origem, mas acredita-se que seja romana. Porém, alguns defendem que sua criação se deu durante a Segunda Guerra Mundial por soldados americanos que, pra matar a saudade de casa, utilizavam ingredientes semelhantes aos tradicionais de sua culinária (ovos, queijo e bacon) para cozinhar. E somente ao fim da guerra, a receita chegaria a Roma.

Independente de onde e por quem foi criada, o fato é que além de ser uma queridinha dos italianos, essa massa é cheia de sabor e facílima de fazer.

Mas se você já provou esse prato fora da Itália, é bem possível que tenha comido uma versão estrangeira do clássico. Isso porque na receita original são utilizados ovos crus, o que não é (ou não costumava ser) bem aceito por muitos paladares. E para dar a cremosidade impossível de conseguir com o ovo cozido, adiciona-se creme de leite fresco ao molho.

E por falar em leite, esse prato, na sua versão original, pode ser consumido sem culpa por quem tem intolerância à lactose. Isso porque os queijos utilizados possuem naturalmente baixo teor de lactose.

Bom, chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa: a receita!

IMG_2374

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 579
Tempo de Preparo: 30 minutos
Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
400gr da massa de sua preferência (spaghetti, fettuccine, bucatini e rigatoni são as mais recomendadas)
4 gemas
1 ovo inteiro
150gr de manciale
100gr de queijo pecorino ralado
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal
pimenta do reino

Substituições:

O Carbonara original utiliza o manciale, que é feito da bochecha do porco. Assemelha-se ao bacon, porém é mais macio. Caso não ache a bochecha de porco curtida, utilize bacon mesmo.
Em relação ao queijo, a receita original utiliza o pecorino, mas também é possível utilizar o queijo parmesão, numa proporção de 50% para 50% de pecorino. Ou utilize somente o parmesão caso não encontre o pecorino.

Preparo:

Para começar, em uma panela grande, coloque a água pra ferver. Assim que levantar fervura, adicione sal grosso, deixe levantar fervura novamente e junte a massa. Siga as instruções de cozimento descritas no pacote.
Enquanto a massa ferve, fatie o manciale em fatias nem muito grossas nem muito finas. frite-o até que fique crocante e com a gordura transparente. Reserve.
Junte em um bowl (suficientemente grande para juntar a massa que está sendo cozida e misturá-la bem): os ovos, o queijo ralado, uma pitada de sal e pimenta do reino moída. Mexa bem com um garfo ou fouet até obter um creme homogêneo.
Quando a massa estiver pronta, reserve um pouco da água de cozimento e escorra e volte a massa para a panela. Junte o manciale frito e misture. Desligue o fogo e coloque a massa dentro do bowl com o creme de ovos e queijo. Misture de baixo pra cima até que o molho esteja incorporado a toda massa. O ovo em contato com o calor da massa torna-se mais espesso, por isso, caso necessário, adicione um pouco da água de cozimento para se obter o ponto ideal de cremosidade.
Para servir, o ideal é que os pratos sejam escaldados para que a massa não esfrie em contato com a superfície fria, mas isso não é obrigatório. Polvilhe queijo pecorino e pimenta preta ralados por cima da massa para finalizar e sirva em seguida.

Eu confesso que essa é uma das minhas receitas favoritas! Fácil, simples, rápida e barata. Espero que vocês apreciem tanto quanto eu!

Baci a tutti da Rosa Viajante!
E até a próxima!

Deixe seu comentário