Categoria: Lillys Trends

Acessórios Vegan da Studio Canna

Moda sustentável nunca esteve tão em evidência como nos últimos tempos. E pessoas aderindo a um estilo de vida mais saudável, também não. Eu, infelizmente ainda não sou modelo vivo desse novo estilo, mas meu marido sim, pois a exatamente um ano, resolveu mudar o seu, e adotar o estilo de vida vegan para seu cardápio.

De início foi um choque para mim, pois da noite para o dia, uma pessoa viciada em queijo, largou tudo o que era derivado de animal – leia-se queijos, ovos, leite. E com isso, minhas pesquisas em relação a este estilo de vida aumentaram, me despertaram e ainda despertam curiosidade, e foi assim que descobri a marca de acessórios – com foco sustentável e ético – Studio Canna de Fernanda Cannalonga, vegetariana há 10 anos, e que queria produzir bolsas, sapatos e carteiras que não fossem feitos de couro animal e que tivessem produção e matéria-prima brasileiras.

As peças são feitas de material sintético, (não é couro animal ou material vegetal), fabricado no Brasil, (RS e BA), produzidas de acordo com procedimentos ecológicos como reutilização da água da fábrica e reciclagem de matéria-prima. O material não é difícil de encontrar, porém é muito mais caro devido à qualidade e ao custo do processo. O blog te mostra mais nas fotos abaixo:

Studio Canna (11) 99248-5469

beijos
Anna

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Anônimo comentou: em

    Muito legal o post!! Mas confesso que tenho minhas ressalvas quanto a materiais sintéticos. Sustentabilidade precisa considerar todo o ciclo de vida do produto, incluindo assim sua durabilidade e seu descarte. Sabemos que matérias primas orgânicas tem processo de decomposição diferenciado e ate hoje desconheço algum material sintético que tenha a durabilidade do couro. Fica a dica pra que se procure aprimorar as pecas se utilizando de outras matérias primas, como outras fibras naturais por exemplo. Outra coisa que acho legal lembrar, é que o couro é um subproduto do animal. E enquanto ainda consumirmos carne, utilizar o couro pra artefatos é sim ecologicamente correto. Ja pensou esse couro todo num aterro?? Bom vou parar por aqui, rs. Enfim amei o design das pecas e a iniciativa. A dela e a tua!
    Bjuss Fabi

    1. Fernanda Cannalonga respondeu Anônimo: em

      Olá Fabi,

      Tudo bem? Sou a Fernanda, criadora da marca Canna. Esta também é uma preocupação minha, chegeui a testar outras matérias primas mas não obtive o resultado que eu queria, o couro vegetal (feito de latex) é super dificil de ser dobrado e costurado, fica super torto e em menos de um mês de exposição a luz, fica todo manchado.

      Por isso procurei a melhor alternativa possível, uma que não fosse feita na China como a maioria dos sintéticos que achamos por aí e que tivesse processos ecológicos de fabricação. Diferente do couro animal, que para ter durabilidade necessita do curtimento em metais quimicos altamente prejudiciais ao meio ambiente como a Fer fala aqui no comentário abaixo do seu!

      Claro que eu poderia fazer de lona de caminhão, ou de tecido, mas a proposta da Canna é uma alternativa as pessoas que realmente sentem falta de uma peça mais sofisticada no dia a dia, seja pela sua profissão ou por estilo mesmo!

      Mas eu torço muito pelas novas tecnologias que vão nos ajudar neste assunto. Assim que aparecer algum material mais bacana, eu vou testar!

      Abraços,

      Fernanda

  2. Fer comentou: em

    Parabéns pelo post! Não faz sentido eu virar vegetariana e continuar a usar couro. Além disso, na transformação de pele em couro é gerado, como resíduo, muitos elementos químicos altamente perigosos, alguns tem que ser armazenados eternamente por apresentar o cromo trivalente (Cr3+) e cromo hexavalente (Cr6+),outros podem ser depositados em aterros industriais, algumas vezes isso não acontece e são lançados nos cursos de água ou em lixões, o que causa poluição e desastres ambientais. Além de outros resíduos como o cromo, sulfato básico de cromo, (no curtimento mineral), taninos (no curtimento vegetal); outros metais se encontram nestes resíduos, como alumínio (Al), cádmio (Cd), chumbo (Pb), níquel (Ni), sais diversos, corantes, óleos e resinas que entram na composição das tintas, lacas utilizados no acabamento dos couros; sal comum (ClNa) na fase de conservação das peles; soda cáustica, fungicidas e solventes (na ribeira). Enfim, por esses motivos, o uso de couro não é nada ecológico.

  3. Fernanda Cannalonga comentou: em

    Olá Anna,

    Como vai? Só vi seu post agora! Sou a criadora da marca Canna. Que bom que você gostou! Obrigada

    Se você ou seu marido precisarem de outras dicas, estou sempre a disposição no e-mail fernanda@studiocanna.com.br

    Abraços,

    Fernanda

    1. Anna Rutkoski respondeu Fernanda Cannalonga: em

      Oii Fernanda!!! Fiquei muito feliz em receber um comentário seu! Que bom que você gostou do post! Gostei bastante dos seus acessórios! Acho muito bacana essa preocupação, em termos a moda sustentável como uma opção para nós consumidores! Quando você lançar novos acessórios, se puder me envie um email, ficarei feliz em publicar aqui suas novidades! Esse post também foi divulgado em Francisco Beltrão, no PR, onde algumas pessoas estão querendo formar um grupo de veganos/vegetarianos! Passarei seu email à eles Fernanda! Mais uma vez muito obrigada!!
      beijos
      Anna